Joti - 15 e 16 de outubro de 2016
Realizado na Escola Waldemar Salgado, Santa Branca - SP
...
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
18° Mutirão Nacional Escoteiro de
Ação Comunitária
01 de outubro de 2016
Atividade realizada: O Desconhecido
Introdução: A diversidade e como lidar com ela passa pelo conhecimento, convivência e respeito. Em uma simples dinâmica é possível aprendermos alguma regras para nos ajudar com essa questão.
Desenvolvimento: Formar um círculo, colocar uma música animada para tocar e passar no círculo uma caixa com um bombom dentro colado no fundo com uma fita adesiva.
No início, explica-se para os participantes que dentro da caixa tem uma missão que deverá ser realizada por quem ficar com ela quando a música parar.
Quando o felizardo o fizer, terá a feliz surpresa e encontrará um chocolate com a missão "Coma o chocolate".
Após a abertura da caixa, o chefe deve contar como os participantes tinham pressa de passar a caixa para o outro, mas que devemos superar o medo do desconhecido, do diferente, pois, por mais difícil que seja o desafio, no final podemos ter uma feliz surpresa.
Muitas vezes não sabemos como nos portar diante de uma pessoa com alguma característica diferente da nossa e acabamos agindo de maneira inadequada. A falta de informação nos leva a gerar sentimentos de angustia e "medo" de lidar com a situação.
...
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
VII Acampamento de primeiros socorros
Realizado nos dia 24 e 25 de setembro de 2016, Taubaté - SP
Embora cada acidente tenha características próprias, alguns procedimentos essenciais devem ser observados em todas as situações de emergência. É importante saber que as duas primeiras horas após o acidente são decisivas para o tratamento eficaz dos ferimentos e a sobrevivência da vítima. Portanto, uma leitura cuidadosa das técnicas possibilitará mais segurança e controle emocional na hora de prestar socorro.
...
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Dia da Família - Sest Senat
17 de setembro de 2016
A família é o amor que plantamos em solo fértil, com raiz forte e que cultivamos e cuidamos constantemente, para que brotem belas flores e bons frutos. Não é à toa que se compara a família a uma árvore. Afinal, o que é a família senão vários galhos unidos pela mesma raiz, e sustentados por um tronco comum, que precisa ser forte para suportar as intempéries da vida.
A família é feita de laços para durar. Não importa se é família de sangue ou de coração. O importante é que exista amor. As famílias de verdade são formadas por pessoas unidas, que se apoiam incondicionalmente, que querem o bem do outro, que se sacrificam reciprocamente sem pedir nada em troca, que celebram as conquistas e alegrias da vida juntas, e que oferecem os ombros como suporte para a dor e para o choro.
Há famílias que são planejadas, plantadas desde a primeira semente. Há famílias que brotam por acaso, em um solo pouco fértil. Mas as famílias realmente felizes, são aquelas que nutrem a vida de amor!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Jacareí, 26 de setembro de 2016
Comida mateira
Comida Mateira Escoteira é a técnica de se cozinhar sem o utilização de utensílios domésticos. É a comida típica dos escoteiros nos acampamentos. Preparar a própria comida é um desafio e sempre uma grande distração para os jovens. As técnicas de cozinhar em acampamento fazem parte do programa de treinamento dos escoteiros. A comida mateira ainda é uma importante alternativa a comida rotineira industrializada.
Para sua realização, o escoteiro geralmente precisa improvisar para substituir os utensílios comuns, como as panelas, fogões e talheres. Os alimentos são geralmente feitos diretamente na fogueira, como milho assado, maçã ou banana na brasa, cebolas douradas e o pão do caçador. Esse aprendizado culinário tenta também quebrar o estigma de que os meninos não sabem cozinhar. Nos acampamentos, meninos e meninas sempre dividem as tarefas na cozinha.
Um dos principais componentes para se fazer comida mateira é o papel alumínio. Cozinhar em papel alumínio é a versão moderna de cozinhar em folhas ou argila. É limpo, fácil e sem panelas para carregar ou pratos para lavar. O Papel alumínio é usado para grelhar, cozinhar, fritar, dourar e cozinhar alimentos no vapor. Cozinhar no vapor se faz selando o alimento num envelope de maneira que a umidade não possa escapar.
Para improvisar um prato, pode ser usado um nó de bambu grosso cortado ao meio, ou ainda cascas duras de árvores. Já os talheres podem ser substituídos por bambus esculpidos. Com bambu também podem ser feitos palitinhos chineses. Para a conservação dos alimentos, pode ser usada a água corrente de um rio. Alimentos imersos em água corrente podem substituir eficientemente uma geladeira.
![]() |
| Preparando o arroz |
![]() |
| Cozinhando os alimentos |








Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário